Proposta pedagógica para o ensino fundamental II (6º ao 9º ano)

As mudanças ditadas pelo início da adolescência pedem novas propostas e atividades crescentes em sua complexidade, ajustadas aos interesses dos alunos e que retratem sua realidade para a consolidação dos conhecimentos.

Aprofundar os conteúdos escolares e conectá-los ao cotidiano, de modo a conferir finalidade ao que foi tratado na escola, é parte fundamental de nossas principais metas. Trata-se de uma fase em que o hábito de estudo se consolida e a autonomia e a crítica se intensificam. Além disso, há um olhar especial para esses alunos, já que grandes transformações físicas e emocionais estão em curso. Assim, pavimentamos um caminho sólido para a entrada do jovem no Ensino Médio.

O ensino segue um método de aprendizagem continuada, no qual os alunos são estimulados a aprender através da interação constante com o que lhes é ensinado e com a realidade envolvente e o ambiente societário onde vivem. Os estudos de meio são repetidamente utilizados como importante instrumento de aquisição de conhecimento.

Trabalhamos para que os alunos, ao longo dos anos finais do Ensino Fundamental:

• Façam da escrita e da leitura um recurso para expressar-se para o mundo;
  • Exercitem sua capacidade de transportar-se para as histórias lidas e ouvidas e também entendam suas interações com a realidade;
  • Usem a leitura e a escrita para aprofundar seus conhecimentos;
  • Criem estratégias baseadas na lógica para resolver suas questões;
  • Sejam atuantes e éticos frente ao meio ambiente;
  • Entendam as consequências de sua participação na transformação do ambiente natural;
  • Entendam que respeito e ética são essenciais ao exercício da cidadania;
  • Valorizem, de forma consciente, a importância da família;
  • Entendam as artes como forma de dar e receber emoções;
  • Sejam capazes de analisar as interações históricas e políticas que recebem pelos livros;
  • Usem a tecnologia como recurso para potencializar a aprendizagem de novas experiências;
  • … Enfim, sejam motivados, convivam em harmonia e aprimorem seu saber.

As aulas seguem o Sistema Anglo de Ensino.