




Ensino Fundamental I - Anos Inicias
Conheça o nosso Ensino Fundamental I (Anos Iniciais)
ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA PRIMEIRA OPÇÃO – AQUI TEM FORMAÇÃO
ONDE ESTÁ A TRADIÇÃO?
No que sempre deu certo: na valorização do conteúdo das disciplinas, de atitudes, do comportamento e dos procedimentos do estudante, na precisão de conceitos e noções e na exigência de estudo diário do aluno.
E A MODERNIDADE?
Na incorporação de tendências pedagógicas atuais: inclusão de assuntos da realidade imediata, integração entre disciplinas, abordagem interativa dos conteúdos, tratamento de temas transversais, valorização da leitura, da escrita e do raciocínio lógico em todas as disciplinas.
Utilização de RECURSOS TECNOLÓGICOS INOVADORES que auxiliam na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos, inserindo-os no mundo atual.
UM PASSO DE CADA VEZ
Ao longo de todo o Ensino Fundamental, os conceitos são abordados em espiral, o que possibilita que o aluno esteja em contato constante com os diversos assuntos apresentados, em níveis crescentes de aprofundamento.
Os assuntos são vistos, retomados, ampliados e aprofundados de acordo com a progressão nas séries. Assim, criam-se as condições para que os estudantes desenvolvam, passo a passo, as habilidades e competências necessárias para aprender, compreender e utilizar os conhecimentos trabalhados.
PROPOSTA PEDAGÓGICA
Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, desenvolvemos um processo de aprendizagem que proporciona ao Estudante o contato e a compreensão dos conceitos em detrimento das memorizações.
Nosso objetivo nesta fase é garantir que o Estudante compreenda os conteúdos, adquira sólidos conhecimentos de cultura geral e construa hábitos de leitura e de estudos.
Os conceitos são abordados em espiral ascendente, o que possibilita que o Estudante esteja em contato constante com os diversos assuntos apresentados, em níveis crescentes de aprofundamento. Tratando-se de um conteúdo cíclico e contínuo de acordo com a evolução seriada
COMPOSIÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
Os Estudantes recebem 4 volumes por ano, com as atividades de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia.
Além disso, também recebem material específico de Arte a cada semestre e um livro de inglês por ano (Plataforma da Cultura Inglesa).
CARACTERÍSTICAS DO MATERIAL DIDÁTICO
As aulas são organizadas e apresentadas em sequências didáticas.
O material apresenta organização multidisciplinar, onde as quatro áreas do conhecimento aparecem interligadas por grandes temas.
Para o Primeiro e o Segundo Ano o material é todo produzido em letra de fôrma maiúscula para facilitar o processo de alfabetização.
Ao longo dos cadernos encontram-se atividades específicas de letramento e de alfabetização nas quatro áreas do conhecimento.
Para desenvolver o hábito de estudos, temos as tarefas de casa diárias com assuntos relacionados aos temas trabalhados em sala de aula, além das tarefas encaminhadas por meio da plataforma Plurall. Nossos alunos também realizam tarefas semanais na Plataforma utilizando o recurso Matific, explorando o senso matemático através da gamificação.
QUADRO CURRICULAR
Em todas as turmas dos Anos Iniciais, uma Professora pedagoga trabalha com os Componentes Curriculares de Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática.
Há uma Professora específica para cada um dos Componentes Curriculares de Arte, Educação Física, Língua Inglesa (através da plataforma e material da Cultura Inglesa).
Temos 25 aulas semanais de 50 minutos cada.
METODOLOGIA EFICIENTE: AULA DADA. AULA ESTUDADA
Tudo gira em torno dessa regra.
Na escola, os alunos assistem às aulas e entendem o conteúdo. Em casa, estudam diariamente as aulas dadas, executando as tarefas e apreendem. Assim, o hábito de estudo é incorporado pelo aluno de forma natural e o aprendizado fica.
A metodologia “AULA DADA, AULA ESTUDADA”, que desenvolve a organização e a autonomia de estudos, começa a ser aplicada no Ensino Fundamental, o que possibilita que o aluno esteja preparado para os desafios do Ensino médio.
Com o material Anglo, o hábito de estudo é incorporado pelo aluno de forma natural.
ATUALIZAÇÃO PERIÓDICA DO MATERIAL
Material Anglo não tem tempo para ficar velho. Os autores revisam e reelaboram os materiais periodicamente para mantê-los sempre atuais, de acordo com as mudanças sociais e educacionais de nosso tempo e a partir do retorno trazido pelos professores das escolas parceiras que trabalham com as apostilas cotidianamente
PROFESSORES EM CONTÍNUA CAPACITAÇÃO
O Sistema Anglo oferece ENCONTROS CONSTANTES DE CAPACITAÇÃO para professores, em que é realizada uma série de atividades para uma atualização constante. Nesses encontros, os professores trocam experiências bem-sucedidas; realizam reflexões sobre o cotidiano da sala de aula; planejam resultados bem definidos, conhecem e avaliam novas propostas pedagógicas. Nossos professores também estão em constante aprendizagem!
ALINHAMENTO ENTRE ESCOLA E SISTEMA DE ENSINO
A utilização do material é personalizada, ou seja, reflete a IDENTIDADE DA ESCOLA. Para isso, os professores têm a oportunidade de manter e trocar ideias com o sistema de ensino (autores e assessores pedagógicos), aprimorando e adequando as propostas às necessidades da escola, com a segurança garantida pela experiência dos profissionais do Sistema Anglo.
A MELHOR PLATAFORMA TECNOLÓGICA DE EDUCAÇÃO
Plataforma Plurall
A Plataforma Educacional Plurall do Sistema Anglo de Ensino disponibiliza todos os materiais digitais para o aluno. Através dessa plataforma são realizadas todas as tarefas online, em qualquer hora e qualquer lugar, com os recursos para estudos, revisão de conteúdo, vídeos de canto de lousa sobre o tópico e resolução de exercícios em vídeo.
Através da Plataforma Plurall o aluno tem acesso aos dois tipos de tarefas: as Tarefas Mínimas – devem ser feitas – e as Tarefas Complementares – melhor serem feitas. Os exercícios são estruturados para garantir uma sólida absorção dos conteúdos e preparar os alunos para o Enem e para os Vestibulares mais concorridos do país.
Através da Plataforma Plural, os alunos acessam o material a qualquer hora, realizam atividades, salvam, consultam e enviam dúvidas; os pais participam da vida escolar do aluno; os professores criam conteúdos de apoio, encaminham e corrigem as atividades, tomam ciência das dificuldades dos alunos.
Coordenadora Pedagógica: Professora Keiti Yuri Tabata