Educação Infantil

Conheça nossa Educação Infantil

EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA PRIMEIRA OPÇÃO – AQUI TEM CUIDADO! 

Na Educação Infantil, desenvolvemos atividades em que as crianças possam: conviver com outras crianças e adultos; brincar de modo sempre criativo; participar ativamente do processo educacional que vivenciam; explorar o corpo físico e emocional e suas potencialidades; expressar-se por diferentes linguagens; e, assim, conhecer-se, construindo sua identidade pessoal, social e cultural.

Por meio da Aprendizagem Ativa, com muitas interações e brincadeiras, buscamos que as crianças sejam protagonistas de seu desenvolvimento, valorizando a autonomia o protagonismo no aprendizado e a construção de uma base sólida para a vida escolar, através de um currículo estruturado e adaptado a sua idade, com estímulos para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional

São convidadas e incentivadas a explorar ativamente o ambiente, a desenvolver a criatividade e a conviver de forma positiva.

A proposta para a Educação Infantil da escola Primeira Opção VALORIZA A INFÂNCIA e todo o potencial de aprendizagem das crianças. Está apoiada nos princípios da Aprendizagem Ativa, baseada no desenvolvimento sensório-motor: movimento, audição, visão, tato e manipulação. Valoriza também situações contextualizadas que expressam as experiências do cotidiano e estimulam a participação ativa do aluno.

O Projeto Pedagógico do Sistema Anglo de Ensino, associado ao Projeto Pedagógico da escola Primeira Opção, garantem uma sólida formação aos alunos já nos primeiros anos de sua vida escolar.

 

MATERIAL DIDÁTICO ANGLO

As crianças recebem 4 cadernos, um Caderno da Família, livros da Coleção Ferinha e Hora da História, que integram todas as disciplinas e conteúdos a serem desenvolvidos com cada faixa etária.

Com esse material, a criança aprende a relacionar a sala de aula com situações do seu dia a dia, de forma divertida e significativa.

 

CARACTERÍSTICAS DO MATERIAL DIDÁTICO

O material da Educação Infantil é dividido em seções que apresentam atividades lúdicas e educativas.

Era uma vez: atividades ligadas à contação de histórias e desenvolvimento da imaginação e da criatividade.

Faz de conta: momento para as crianças brincarem com os colegas, utilizando brinquedos e materiais variados.

Observar imagem: exploração de imagens para a compreensão gradativa de seus elementos e expressão de percepções, emoções e concepções sobre as representações visuais.

Registrar: atividades de iniciação da alfabetização e do pensamento matemático.

Lá vem cantoria: brincadeiras relacionadas à musicalidade sobre tradições culturais da própria comunidade e de outros grupos.

Cozinhar: atividades teóricas e práticas sobre alimentos, sua importância, os elementos que envolvem seu preparo e sua degustação.

Os artistas: atividades lúdicas enfocando diversos materiais, procedimentos e expressões artísticas.

Pequenos cientistas: experiências com materiais variados, concretizando conceitos científicos.

Em casa: atividades a serem realizadas em casa, com acompanhamento dos pais e busca da autonomia.

Sou gente: perguntas que ajudam na compreensão de si mesmas e das demais pessoas.

O que aprendemos: recordação e revisão dos momentos e atividades mais relevantes e significativas.

Turma do Luan: atividades com seis personagens que expressam a realidade vivida pelas crianças.

Seguindo o Referencial Curricular do MEC, o conteúdo apresenta uma visão multidisciplinar, integrando as áreas de Leitura e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Movimento, Artes Visuais, Música e Culinária através de temas transversais atraentes às crianças, relacionados ao cotidiano e às ciências.

 

UM PASSO DE CADA VEZ

Um conteúdo é visto em DIFERENTES GRAUS DE COMPLEXIDADE. Ao longo de toda a Educação Infantil, os conceitos são abordados em espiral, o que possibilita que o aluno esteja em contato constante com os diversos assuntos apresentados, em níveis crescentes de aprofundamento.

 

DESVENDANDO A CULTURA

Todos os volumes privilegiam o contato com o patrimônio cultural da humanidade. Compositores clássicos, pintores, grupos musicais regionais, orquestras, vestígios de antigas civilizações estão presentes nas atividades do dia-a-dia. Os temas propostos estimulam, de modo prazeroso, a criatividade e a vontade de aprender.

 

TUDO COMEÇA NA SALA DE AULA!

O material didático do Sistema Anglo de Ensino foi desenvolvido por um grande time de autores, todos com larga experiência como professores e gestores pedagógicos, o que garante que os materiais reflitam as necessidades, experiências e características dos alunos.

 

ATIVIDADES COM RECURSOS DIGITAIS 

Também são propostas de acordo com a faixa etária, conteúdos significativos, apresentados de forma envolvente, com recursos e estratégias diversificadas. Uso de RECURSOS TECNOLÓGICOS inovadores e que auxiliam no desenvolvimento dos alunos.

 

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

O brincar é a experiência fundamental da criança e, por isso, é valorizado e INTEGRADO ÀS PROPOSTAS e às atividades.

Por meio das brincadeiras, as crianças interagem com o ambiente e com seus colegas, expressam sentimentos e valores, usam diferentes linguagens, exploram o corpo e os sentidos e vivenciam experiências diversas, que promovem aprendizagens significativas.

 

A TURMA DO LUAN

Toda a coleção é ilustrada por personagens criadas especialmente para facilitar a compreensão das crianças. É a Turma do Luan, que foi criada para estabelecer uma ligação entre PROPOSTAS PEDAGÓGICAS e o dia a dia das crianças. As atividades, situações e diversidades dos seis personagens são um reflexo da realidade vivida e reconhecida pelo aluno em diversos contextos, como em casa, na escola, no parque, entre outros. Os personagens contribuem para o aprendizado dos alunos e os acompanham durante os anos da Educação Infantil e até o Primeiro Ano do Ensino Fundamental.

 

EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLA PRIMEIRA OPÇÃO

O alinhamento preciso entre as propostas do SISTEMA ANGLO e as da ESCOLA PRIMEIRA OPÇÃO orienta o dia a dia em que os alunos:

  • Despertam a sua curiosidade:
  • Refletem sobre o próprio aprendizado:
  • Desenvolvem o senso de organização e de sistematização dos estudos.

 

ESSES SÃO REQUISITOS FUNDAMENTAIS PARA UMA FORMAÇÃO SÓLIDA: FORMAÇÃO ESCOLA PRIMEIRA OPÇÃO!

 

QUADRO CURRICULAR

Em todas as turmas da Educação Infantil, uma Professora pedagoga trabalha, de forma integrada e multidisciplinar, com cinco Campos de Experiências: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Há Professores específicos para cada aula: introdução à Educação Física, Língua Inglesa (Cultura Inglesa), Expressão Corporal, Ballet e Capoeira.

Muito mais que um lugar que ofereça os cuidados necessários aos bebês e às crianças enquanto seus pais trabalham, a unidade de Ensino Infantil da Escola Primeira Opção oferece um serviço dedicado ao acolhimento, carinho e cuidados necessários para que seus filhos desfrutem de experiências enriquecedoras que contribuam para sua formação.

Para que nossos objetivos sejam atingidos, contamos com uma estrutura completa para desenvolver em cada aluno todo o potencial que ele possui. Seja através de nossa infraestrutura ou de nossa equipe de profissionais especializada em Educação Infantil, composta por educadores, auxiliares, berçaristas e nutricionista.

A Educação Infantil da Escola Primeira Opção também conta com todo o apoio pedagógico e logístico oferecido pelo Sistema Anglo de Ensino.

A melhor maneira de descobrir o mundo é por meio das nossas próprias experiências. Dessa forma, as crianças aprendem diversos assuntos com diferentes pontos de vista, desenvolvendo seu senso crítico, sempre com a ajuda do nosso material didático.

 

BERÇÁRIO

Um berçário como você nunca viu!

Para o berçário que antecede a Educação Infantil, oferecemos um programa individualizado de estimulação no qual, através de muita música, brincadeiras (com ou sem brinquedos) e conversas informais, histórias, contos e fábulas, transformamos de maneira natural nossa convivência em momentos de aprendizagem e construção. Fazem parte de nossa rotina de trabalho atividades que abrangem os aspectos cognitivo, psicomotor, sensorial e da linguagem, promovendo situações nas quais a criança aprende a socializar-se e integrar-se, ampliando e acelerando todo seu horizonte de conquistas.

Todos os dias os bebês participam de atividades lúdicas, inteligentes, desafiadoras, cheias de contexto e criativas. Elas são planejadas levando-se em conta suas motivações individuais e o momento de desenvolvimento do grupo. Nosso berçário conta com berçaristas (cursando Pedagogia) coordenadas por uma pedagoga.

 

INFANTIL I

Após vivenciar novas experiências no berçário, seu filho estará pronto para descobrir novas emoções e desafios. Nesta fase transitória entre o berçário e a educação infantil, a criança já começa a andar firmemente. É o começo de uma nova etapa cheia de desafios estimulantes e adaptação ao novo ambiente. Promovemos o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança, respeitando sua maturidade emocional. Incentivamos o uso do raciocínio através de atividades lúdicas e recreativas que valorizem a autoestima da criança. Durante esse período, começamos o processo de desfralde.

 

INFANTIL II

No Infantil II, damos continuidade ao trabalho de socialização, enfatizando o comportamento mais independente, uma vez que a criança já avançou no desenvolvimento do equilíbrio e da coordenação de movimentos. Exploramos numerais e quantidades, cores e percepções de formas e figuras planas como triângulo, círculo e quadrado. É no Infantil II também que a criança tem o contato inicial com a leitura, entendendo-a como função social, estimulando-a através da associação do som com figuras, desenhos, histórias e outros recursos capazes de tornar o aprendizado uma conquista agradável e abrangente. Gradativamente, introduzimos atividades mais dirigidas para que a criança demonstre confiança em suas habilidades e possa mostrar seu pensamento criativo e investigativo de forma cada vez mais estruturada.

 

INFANTIL III

No Infantil III, a criança tem a oportunidade de se familiarizar com os numerais (grafia e quantidades) e com as letras do alfabeto, começando pelas que compõem seu nome e o de seus amigos, além de outras palavras significativas. Realiza já escritas espontâneas. Explorando sempre a ludicidade, são desenvolvidas também as demais habilidades que englobam o domínio do esquema corporal, lateralidade, coordenação visio-motora, relação espaço-temporal, bem como as percepções visual, auditiva, tátil, gustativa e olfativa.

 

INFANTIL IV

As crianças nessa fase de desenvolvimento são cada vez mais sociais, têm amizades reais e entendem o que provoca reações e sentimentos. Possuem grande coordenação e podem realizar atividades de alta energia. Embora cada criança se desenvolva em seu próprio ritmo, é comum que, nessa etapa, compartilhem algumas habilidades e comecem a desenvolver competências importantes para a autoestima e o aprendizado. No Infantil IV, o papel do educador é acompanhar os tempos de desenvolvimento e construção de cada aluno, respeitando as individualidades e, dessa forma, alcançando com segurança e tranquilidade progressos contínuos no processo de aprendizagem. É também o momento em que se inicia o processo de alfabetização.

Nossa Localização

1

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.