Proposta pedagógica para a educação infantil

Brincar, aprender e crescer... Juntos!

Buscamos um desenvolvimento individualizado na educação infantil, onde a criança aprende brincando, ou brinca aprendendo. Através de nossa metodologia de ensino, por meio de técnicas didáticas e estratégias de aulas atuais, leves, coloridas e incentivadoras do trabalho escolar, procuramos estimular a criança a desenvolver autonomia, autoestima, criar novos vínculos, ampliar suas relações sociais, criar e valorizar noções de regras para o convívio social (atitude, respeito), expressar sua criatividade, construção de sua identidade, etc. Enfim, formar crianças e jovens conscientes, cooperativos, que tenham princípios e valores de respeito, dever, direitos, ética, moral, organização, independência, cooperação, responsabilidade e justiça.

Muito mais que um lugar que ofereça os cuidados necessários aos bebês e às crianças enquanto seus pais trabalham, a unidade de Ensino Infantil da Escola Primeira Opção oferece um serviço dedicado ao acolhimento, carinho e cuidados necessários para que seus filhos desfrutem de experiências enriquecedoras que contribuam para sua formação.

Para que nossos objetivos sejam atingidos, contamos com uma estrutura completa para desenvolver em cada aluno todo o potencial que ele possui. Seja através de nossa infraestrutura ou nossa equipe de profissionais especializada em Educação Infantil, composta por educadores, auxiliares, berçaristas e nutricionista.

A Educação Infantil da Escola Primeira Opção também conta com todo o apoio pedagógico e logístico oferecido pelo Sistema Anglo de Ensino.

A melhor maneira de descobrir o mundo é por meio das nossas próprias experiências. Dessa forma, as crianças aprendem diversos assuntos com diferentes pontos de vista, desenvolvendo seu senso crítico, sempre com a ajuda do nosso material didático.

BERÇÁRIO (de 04 meses a 2 anos)

Um Berçário como você nunca viu!

Para o Berçário que antecede a Educação Infantil, oferecemos um programa individualizado de estimulação no qual, através de muita música, brincadeiras (com ou sem brinquedos) e conversas informais, histórias, contos e fábulas, transformamos de maneira natural nossa convivência em momentos de aprendizagem e construção. Fazem parte de nossa rotina de trabalho atividades que abrangem os aspectos cognitivo, psicomotor, sensorial e da linguagem, promovendo situações nas quais a criança aprende a socializar-se e integrar-se, ampliando e acelerando todo seu horizonte de conquistas.

Todos os dias os bebês participam de atividades lúdicas, inteligentes, desafiadoras, cheias de contexto e criativas. Elas são planejadas levando-se em conta suas motivações individuais e o momento de desenvolvimento do grupo. Nosso Berçário conta com berçaristas (cursando Pedagogia) coordenadas por uma pedagoga.

INFANTIL I – FASE 2 ANOS

Após vivenciar novas experiências no Berçário, seu filho estará pronto para descobrir novas emoções e desafios. Nesta fase transitória entre o Berçário e a Educação Infantil, a criança já começa a andar firmemente. É o começo de uma nova etapa cheia de desafios estimulantes e adaptação ao novo ambiente. Promovemos o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança, respeitando sua maturidade emocional. Incentivamos o uso do raciocínio através de atividades lúdicas e recreativas que valorizem a autoestima da criança. Durante esse período, começamos o processo de desfralde.

INFANTIL II – FASE 3 ANOS

No Infantil II, damos continuidade ao trabalho de socialização, enfatizando o comportamento mais independente, uma vez que a criança já avançou no desenvolvimento do equilíbrio e da coordenação de movimentos. Exploramos numerais e quantidades, cores e percepções de formas e figuras planas como triângulo, círculo e quadrado. É no Infantil II também que a criança tem o contato inicial com a leitura, entendendo-a como função social, estimulando-a através da associação do som com figuras, desenhos, histórias e outros recursos capazes de tornar o aprendizado uma conquista agradável e abrangente. Gradativamente, introduzimos atividades mais dirigidas para que a criança demonstre confiança em suas habilidades e possa mostrar seu pensamento criativo e investigativo de forma cada vez mais estruturada.

INFANTIL III – FASE 4 ANOS

No Infantil III, a criança tem a oportunidade de se familiarizar com os numerais (grafia e quantidades) e com as letras do alfabeto, começando pelas que compõem seu nome e o de seus amigos, além de outras palavras significativas. Realiza já escritas espontâneas. Explorando sempre a ludicidade, são desenvolvidas também as demais habilidades que englobam o domínio do esquema corporal, lateralidade, coordenação visio-motora, relação espaço-temporal, bem como as percepções visual, auditiva, tátil, gustativa e olfativa.

INFANTIL IV – FASE 5 ANOS

As crianças de 5 anos são cada vez mais sociais, têm amizades reais e entendem o que provoca reações e sentimentos. Nessa idade, possuem grande coordenação e podem realizar atividades de alta energia. Embora todas as crianças sejam diferentes e cada uma se desenvolva num ritmo, a realidade é que nessa idade as crianças de 5 anos têm algumas habilidades em comum e começam a desenvolver habilidades importantes para a autoestima e o aprendizado. No Infantil IV, o papel do educador é acompanhar os tempos de desenvolvimento e construção de cada aluno, respeitando as individualidades e, desta maneira, alcançando com segurança e tranquilidade cada vez mais progressos no processo de aprendizagem. Nessa fase, inicia-se o processo de alfabetização.